Será neste dia 22/ 02/2011 às 10 hs, no Gabinete do Secretário de Saúde do RS, a entega oficial ao Município de Boa Vista do Buricá, da entrega de mais uma unidade básica do SAMU/SALVAR Fronteira Noroeste.

O ato de destinação de uma ocorre decorrente da definição de melhor cobertura do sistema SAMU na Fronteira Noroeste e nos municípios patrocinadores, que envolvem diversas autoridades e ações governamentais para mais esta importante conquista.

Os expedientes que culminaram na destinação adveio de um grande envolvimento e debate políticio coodenado pelo COFRON e realizado em sintonia com a FUMSSAR e 14ª Coordenadoria de Saúde, VIA forma legal e dentro de expedientes organizados e coordenados regionalmente, obedecendo as instâncias governamentais competentes.

A luta por mais uma unidade começou em junho de 2010, em razão da grande insatisfação de cobertura da região envolvendo os municípios de ALEGRIA, SÃO MARTINHO, NOVA CANDELÁRIA, SÃO JOSÉ DO INHACORÁ e BOA VISTA DO BURICÁ.

Os expedientes que resumiram no reconhecimento do modelo de gestão e aplicação de modelo pioneiro de forma associada no interior do Brasil, culminou com a destinação objetivo da próprio Ministério da Saúde da destinação da unidade para istalação em Boa Vista do Buricá, que será formalizado na data elencada.

Parabéns a todos nós e em especial aos contribuidores não nominados.

Histórico do SAMU/SALVAR Fronteira Noroeste

A implantação do Samu/Salvar na Fronteira Noroeste decorre da união de esforços de atuais 22 Municípios associados ao CONSÓRCIO PÚBLICO FRONTEIRA NOROESTE - COFRON, cconforme segue: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Candido Godói, Campina das Missões, Dr. Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária,  Porto Lucena,  Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São Martinho, são José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e   Tuparendi. Estes Municípios,  no exercício de 2009,  construiram as viabilidades do sitema regional e deliberaram pelo Conselho de Prefeitos dos Municípios delineados,  pela implantação deste sistema público de urgência e emergência,  com contrapartida de recursos de origem municipal.

A FUMSSAR Santa Rosa, assumiu a implantação da unidade avançada (com médico (a) e  enfermeira(o), dando suporte a rede e a possibilidade de recepção das unidades básicas  de: Santa Rosa, Tuparendi, Três de Maio, Santo Cristo, Horizontina, Giruá, Cândido Godói e agora Boa Vista do Buricá.